a Sobre o tempo que passa: Da Renovação Democrática ao soarismo presidencial

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

16.2.06

Da Renovação Democrática ao soarismo presidencial

Foi neste dia de 1931, quando ainda se agitava em ideias a oposição à Ditadura, cada vez mais enredada na personalização salazarenta do poder, que surgiu o grupo dito de "Renovação Democrática", onde se destacaram tanto Álvaro Ribeiro, futuro fundador do movimento da Filosofia Portuguesa, como Nuno Rodrigues dos Santos, um ilustre maçon que há-de ser fundador e, depois, presidente do PPD.

Já em 1986, Mário Soares era eleito presidente da república, numa segunda volta eleitoral, quando Diogo Freitas do Amaral se assumia como representante daquele povo de direita que agora tanto o incomoda. Por outras palavras, na realidade, a direita e a esquerda, definidas pelas demonizações das sucessivas literaturas de justificação do poder, são quase sempre formas de simplificante estupidificação, produzidas tanto pelos preconceitos de esquerda como pelos fantasmas de direita.