a Sobre o tempo que passa: Postal de discreto apelo à revolta cultural e política, em nome do Manuelinho e das Actas das Cortes de Lamego

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

15.7.07

Postal de discreto apelo à revolta cultural e política, em nome do Manuelinho e das Actas das Cortes de Lamego


Quando portugueses com a dimensão universal de um José Saramago dão, ao jornal de que foram directores, entrevistas como a de hoje, todos os que não querem continuar a pensar baixinho, deveriam parar, escutar e ler e não entrar na rápida manipulação de argumentos endeusantes ou diabolizantes. O patriota Saramago (não é ironia o qualificativo que usei) retoma a clássica posição de Frei Bartolomeu dos Mártires, de D. Jerónimo Osório ou de Frei Luís de Sousa, profetizando uma das possíveis vias do europeísmo. Isto é, rejeita as teses de Febo Moniz e não quer inscrever-se no partido de D. António Prior do Crato.


Espero que a comissão de sábios do PCP (continuo a não usar de ironia) possa transmitir ao resto do país, a resposta que, certamente, será dada pela facção não iberista dos cunhalistas, nomeadamente a que é representada por Miguel Urbano Rodrigues. E mais não digo. Espero.


Por mim, continuo ainda com o sentimento de Antero, o iberista que acabou militante da Liga Patriótica do Norte, antes de aderir ao povo dos suicidas, no banco do jardim do Convento da Esperança, olhando uma nesga do Atlântico, por entre as brumas da ilha natal.


Apenas recordo a lição histórica de Agostinho da Silva que, não deixando de ser iberista, apenas dizia que a profunda razão de 1640 foi o projecto Brasil. Por mim, tanto não quero Aljubarrota, como não me apetece Alcácer Quibir.


Prefiro a regeneração de 182o, mesmo que tenha de sustentar-se no tratado de 1834, com que o regente D. Pedro conseguiu garantir a nossa independência na Europa da Santa Aliança. Desde que lhe juntemos um pouco da manha dos nossos agentes diplomáticos de 1648 que preferiram a aliança com os pequenos reinos protestantes da Europa, em cujas tendas observámos o acordo de Vestefália, quando a ONU da altura, representada pelo Vaticano, ainda era instrumento dos Habsburgos.


Julgo que, por enquanto, talvez não seja necessário pedir a adesão ao federal Reino Unido da armilar, incluindo os futuros cem milhões de africanos que, daqui a poucas décadas, falarão a língua de Saramago. Continuarei a lutar para que não se perca a herculana vontade de sermos portugueses com independência política e não apenas cultural, para regenerarmos esta pátria que tem de continuar a ser liberdadeira.
PS: Espero que a ideia das Cortes de Almeirim que acima figurei ainda diga alguma coisa, mesmo que não esteja nos actuais programas de história. Recordo que dos 28 nobres que tinham voto, falta um deles e dos restantes, 14 votam por D. Filipe II e 13 contra. O clero também estava dividido, e Bispo de Leiria servia o emissário das cortes para o Cardeal e deste para aquelas. Volta com a resposta do Cardeal, sempre doente, fraco e hesitante, a qual corresponde a deixar o reino a Filipe II. Levanta-se indignado o procurador do Povo Febo Moniz e com ele toda a representação popular, mas não consegue nada. Febo era o procurador da cidade de Lisboa e o representante do Terceiro Estado, daquele povo que preferiu o mal menor do Prior do Crato e que acabou por inventar a guerrilha, ao apoiar o rei da Ericeira e o partido sebastianista de D. João de Castro. Sempre contra os ministros do reino por vontade estranha. Proponho que o futuro presidente do município lisbonense, que hoje vamos eleger, escolha o partido do povo, isto é, de Febo Moniz, e mande distribuir o respectivo manifesto pelas escolas. Sugiro também que no acto de posse convide o poeta Manuel Alegre para voltar a ser a voz da liberdade portuguesa, recitando o seu canto sobre o Manuelinho de Évora. Seria conveniente que Durão Barroso assistisse ao acto. Não convidem Miguel de Vasconcelos nem Cristóvão de Moura e reeditem os tratados do judeu português Francisco Velasco Gouveia e de João Pinto Ribeiro.